segunda-feira, fevereiro 5

Outro tema da Confraria, mas antes, um adendo:

Depois de uma semana delirando, voando nas alturas, aterrisei. Coloquei os pés no chão. Aliás, registro aqui meus apologizes por isto. Peguei pesado. Daqui pra frente, meus delírios serão postados em outro local. Secreto e escondido. Não revelo seu endereço nem que a vaca tussa!!



De volta, então, à realidade, nada melhor que Arte para fazer com que me anime. O tema vai ser A ARTE NO CINEMA e lá me fui eu puxar os fios da minha memória cinematográfica. Lembrei de três filmes:

1) A garota do brinco de pérola (Girl with a Pearl Earring)





Aborda uma determinada época da vida do pintor holandês Jan Vermeer (1632-1675) em que Scarlett Johansson é a tal garota. Belíssima, diga-se de passagem. Estou postando a tela de Vermeer.
A de Scarlet, interpretando a própria, vocês podem ver clicando
aqui

Chegando lá, clicar no item 19.
Comparem as duas fotos. Impressionate a semelhança!


Os dois filmes seguintes, considero especiais não pelo filme em si, mas porque o tema é lembrado subliminarmente, como podem ver a seguir:


2)
The Thomas Crown Affair

Neste, o deus grego Pierce Brosnan, interpreta um milionário entediado que rouba quadros de pintores famosos. No caso, Monet. Não vou contar a história pois o objetivo aqui é outro. No final, quando ele resolve devolver o quadro roubado ao museu ele - Thomas/Pierce - se movimenta pelo cenário, fazendo uma alegoria ao trabalho de René Magritte (1898-1967), pintor belga Surrealista que dizia: "eu faço uso da pintura para tornar os pensamentos visíveis." Thomas Crown anda pelo museu vestido tal qual o tema recorrente nas telas de Magrite: vestindo terno escuro e usando chapéu-côco. Até a gravata vermelha não foi esquecida... Este personagem se multiplica pois é a maneira dele driblar a vigilância, deixando o interior do museu tomado pelos "homens de chapéu-côco" de Magritte. Quem não se interessa por arte, estes detalhes passam batidos. A menção é, portanto, subliminar.

Tela:
Le fils de l'homme de René Magritte



3) O Dragão Vermelho - (The Red Dragon)

Este filme me impressionou exatamente pela habilidade dos roteiristas ( sei lá se são eles que fazem isto) de embutirem a "fatia" arte na história. Nela, outro dos meus queridinhos - Ralpf Fiennes - interpreta o maníaco Tooth Fairy, obcecado por tatuagens e famoso por seus crimes cometidos com requintes de crueldade. É um personagem que inspira compaixão no expectador pois ele é atormentado por uma auto-estima distorcida e pretende (na sua loucura), transformar-se em um dragão. Este dragão é inspirado no Dragão Vermelho de William Blake, que é, assim, lembrado subliminarmente também...

Foto:
Fiennes, interpretando o tatuado Tooth Fairy



William Blake (1757-1827) foi um dos primeiros grandes poetas Romanticos ingleses. Foi também pintor, impressor e um dos maiores gravadores da história inglesa. Seus trabalhos poéticos foram todos ilustrados por ele mesmo e, segundo consta, sua mulher o auxiliava neste trabalho. Sua obra é impressionante: apocalíptica, assustadora e profética. Como todo grande criador, foi um gênio incompreendido na sua época. Uma voz solitária contra a marcha da ciência e da razão. Talvez por isto tenha sido considerado um lunático pelos seus contemporâneos. Mas sua obra vale a pena ser vista.

Tela:
The Red Dragon, de William Blake
(uma das versões. Existem outras, mais horripilantes...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho muito interessante o desenho, e o filme "RED DRAGON" , me fez procurar mais a respeito dessa figura magnífica. Fiquei horas procurando artigos e fotos mas aqui encontrei essa e estou maravilhado.
Willian Gonçalves.
will_074@yahoo.com.br