terça-feira, abril 17

Preparando a Feira do Cais do Porto



Moniarte 2007 traz cultura internacional ao Cais do Porto

Cerca de 100 expositores de diversos países e regiões do Brasil participam em Porto Alegre da Moniarte 2007 – 1ª Mostra Nacional e Internacional de Artesanato e Cultura, de 20 a 29 de abril nos armazéns do Cais do Porto. O evento terá como objetivo destacar a multiplicidade cultural aliada à comercialização dos produtos representativos dos países participantes. Também estão programadas apresentações culturais, cursos e oficinas.

A Moniarte ocupará os Armazéns A e B com peças de países como Índia, Indonésia, Quênia, Paquistão, Peru, Equador, Uruguai e Argentina, além do artesanato brasileiro de Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Amazonas, Manaus e do Paraná. O Rio Grande do Sul estará representado pela produção artesanal de Porto Alegre, Torres, Veranópolis, Gravataí, Capão da Canoa, Garibaldi, São Leopoldo e Esteio.

Nesse universo, o público poderá conhecer de perto tecidos orientais, objetos em prata e pedrarias, peças em papel machê, pinturas, tapeçaria variada, incluindo a feita em bambu, o crivo catarinense, as rendas e o vestuário do Nordeste brasileiro, entalhes em madeira da Indonésia, móveis artesanais da Índia e do Paquistão, a cerâmica Marajoara, peças em escamas de peixe, a arte em chifre do Uruguai, máscaras e símbolos Incas.

Museu do Egito e Caravana do Marrocos
Um dos destaques da Moniarte, voltado à escolas e universidades, será o Museu do Egito, que reunirá um acervo de 250 peças, entre réplicas de múmias em câmaras mortuárias, sarcófagos, estatuetas e estátuas de até 2 metros de altura representando deuses, faraós e rainhas, além de jóias, amuletos, papiros e a Pedra de Rosetta, bloco de basalto negro, com inscrições em hieróglifos e grego, que permitiu a decodificação das escritas utilizadas pelos egípcios. A esta curiosidade a mostra acrescentará a Caravana do Marrocos, que levará o clima daquele país para uma área de 40 metros quadrados dentro da mostra, com artesanato típicos e bailarinas.

Armazém Gaúcho do Artesão estará presente. Eu, também!







Nenhum comentário: